Olá, td bem com você ???

Deixa eu te perguntar, você já está montando sua estrutura de negócio online ?? Está com alguma dificuldade em definir sobre quais gatilhos mentais usar ??

Nesse post, eu vou fazer uma lista com alguns gatilhos mentais muito poderosos para você poder usar na sua comunicação com seus clientes ou leads !!

Mas antes de começar à te falar quais são esses gatilhos mentais, você já sabe o que são eles e como eles funcionam ???

O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS ?

Gatilho mental é uma técnica muito utilizada para quem trabalha com vendas e comunicação.

Através dos gatilhos mentais, o vendedor / afiliado consegue ativar no cérebro do seu futuro cliente a tomada de decisões que antes eram “dúvida” para ele ( o cliente ), ou seja, ele consegue fazer com que o cliente efetue uma compra do produto que você vendedor está oferecendo sem o uso da desculpa de que não tem dinheiro ou que vai dar uma pensadinha !!

Muitas empresas e grandes marcas fazem uso dessa técnica de elaborar uma comunicação usando alguns gatilhos mentais poderosos para realizar muitas vendas !!

E esse post irá te ajudar à descobrir alguns gatilhos mentais e com os exemplos que eu vou te dar, à partir de hoje, você começará à se dar contas do uso desses gatilhos nas promoções dos grandes varejistas !!

gatilho mental da Escassez

O gatilho da escassez dá para o cliente a sensação de urgência, uma vez que ele usa o tempo como seu aliado.

E porque a sensação de urgência ?? Porque esse gatilho ele transmite a mensagem de que existem poucas unidades ou que aquela promoção é por tempo limitado ou até durarem os estoques, logo, aquele produto que o cliente tanto quer pode ter agora em estoque e daqui a pouco estar esgotado !!

Dentro do gatilho da Escassez, ainda conseguimos subdividir eme em 3 modelos diferentes para serem usados em 4 situações diferentes.

SITUAÇÃO 1

Quando a empresa diz que a promoção vai até o dia seguinte, por exemplo, e diz que você precisa correr para garantir o produto que você quer comprar !!

SITUAÇÃO 2

Quando o vendedor diz que os 100 primeiros compradores à garantir o produto, terão um desconto de 50% ( por exemplo) e depois o desconto diminui ou acaba e o valor subirá.

Esse gatilho, quando você diz em números, as pessoas não sabem quando essa promoção acabará, e logo acaba gerando essa sensação de urgência, fazendo com que o tempo de decisão de uma compra aconteça mais rápido !!

SITUAÇÃO 3

Quando o dono do produto avisa que só terão X vagas disponíveis. Normalmente esse gatilho ele é utilizado quando são vendas de cursos online com uma pequena quantidade de vagas para que o produtos do curso possa prestar um suporte para todos os alunos.

E ai eles vendem os cursos por turmas e em épocas diferentes !!

Mas detalhes, só use esse gatilho de quantidade limitada se realmente for verdade, não vá falar para as pessoas que são 50 vagas se você tem 200 vagas disponíveis !! SEJA HONESTA SEMPRE !!

gatilho mental da autoridade

Como gatilho da autoridade, é possível que você prove para as pessoas que você entende do assunto, que você tem conhecimento sobre o assunto que você ensina para as pessoas.

Esse gatilho quando você usa para vender um produto e você mostra para as pessoas que você entende, seja você o criador do produto ou um afiliado que se tornou autoridade sobre ele, você consegue além de provar seu conhecimento, ainda mostra para as pessoas que o conteúdo é real e existe de verdade e funciona.

Quando trabalhamos como afiliado, à medida que vamos mostrando nossa experiência, dando dicas que funcionaram para nosso negócio, como conseguimos vender, etc… Todas essas provas reforçam ainda mais nossa autoridade como afiliado, porque as pessoas começam à ter noção de que se nós conseguimos trabalhar em casa, ganhar dinheiro na internet, elas também são capazes !!

EXEMPLO 1

Quando você diz que uma empresa renomada é sua cliente. Essa afirmação reforça a idéia de que se essa empresa renomada te contratou, é porque você tem capacidade e competência para a tarefa !!

EXEMPLO 2

 Quando você afirma que sua empresa é certificada por algum órgão que gere maior credibilidade tanto para o serviço que você oferece quanto para o produto que você vende !!

EXEMPLO 3

Quando você afirma que alguma pessoa que já seja autoridade no assunto, recomenda seu produto ou seu serviço.

Por exemplo:

-Dr. Fulano recomenda nosso método de emagrecimento.

Nessa situação, a autoridade que é o médico renomado e é considerado especialista no assunto, está recomendando seu método de emagrecimento, gerando assim maior segurança na hora da compra do cliente, pois ele terá essa sensação de segurança em relação ao produto/ serviço!!!

gatilho mental da prova social

Essa gatilho é como se fosse um complemeto do Gatilho da Autoridade, pois eles juntos, ficam ainda mais fortes.

O gatilho da prova Social ele literalmente comprova sua autoridade junto a seu lead, uma vez que você sabe que tem conhecimento sobre o assunto, mas precisa comprovar para os outros.

Esse gatilho pode ser comprovado de diversas formas.

Através de um elogio de um outro cliente seu, através de depoimentos, de comentários nas suas redes sociais, de comentários em um video seu.

E porque esse gatilho é tão importante assim?

Porque quando trabalhamos com vendas na internet, sabemos que determinado vendedor é de confiança ou não, quando vemos os depoimentos de quem já teve a experiência da compra com ele.

Pois o se lead saberá qual for o grau de satisfação das pessoas, fazendo com que quem ainda não comprou com você sinta essa segurança de que estará comprando um produto com uma pessoa idônea e séria, tendo menos chances de cair em um golpe.

EXEMPLO:

Quando você vende um produto físico, onde a pessoa precisa receber em casa, sempre existe uma pulga atrás da orelha obre a real qualidade do produto, se ele virá certo, se a pessoa irá mandar mesmo, se ela não receberá um tijolo ao invés do seu produto…

E quando você vende um infoproduto, a dúvida sempre é se esse produto é o que você realmente precisa para resolver essa sua dor ( necessidade ). Será que esse curso que promete ganhar dinheiro na internet realmente funciona , será que ele não enche linguiça?

Por isso a prova social é tão importante assim, pois ela reforça o sentimento de segurança para o futuro cliente, deixando ele menos apreenssivo se a compra foi bem feita ou não !!

gatilho mental da garantia

Um dos gatilhos que mais gera segurança para as pessoas que querem comprar algo na internet mas tem medo de levar um golpe.

O gatilho da garantia gera essa “certeza” de que se por algum motivo o produto não chegar, se ele receber o produto e não gostar, se o produto vier com defeito, você como cliente tem total direito de pedir seu dinheiro de volta.

Por isso esse gatilho ele resolve um grande conflito na cabeça do seu lead, o conflito da EMOÇÃO X RAZÃO.

A emoção de estar comprando o produto dos seus sonhos

A razão de tomar a decisão certa em relação á compra.

EXEMPLO:

Quando vendemos um infoproduto e falamos que o produto possui garantia de 30 dias, por exemplo, estamos afirmando para o cliente que ele tem 30 dias para pedir seu dinheiro de volta.

Quando compramos em sites de compras, você também possui essa garantia, porém em sites de compras o gatilho ele não é tão utilizado pois não é de interesse das lojas realizar essa devolução. Mas a garantia existe e está sempre por lá !!

gatilho mental da exclusividade

Todo mundo gosta de se sentir especial, não é verdade ?

Você não fica feliz quando vai comprar aquele produto dos seus sonhos e de quebra ganha um brinde ?

Vai dizer que a compra não fica ainda mais atraente?

Esse tipo de gatilho é muito bom para atrair a preferência de compra das pessoas para sua loja ou seu produto.

EXEMPLO 1:

Quando vendemos infoprodutos, normalmente nós afiliados sempre entregamos os famosos BÔNUS para quem realizar uma compra através do nosso link de afiliado.

Por isso é sempre importante lembrar seu público dos seus bônus,  quais são eles e porque eles são importantes para o cliente.

Além do que, esses bônus realmente precisam ser bons viu, senão ai você já queima seu nome e até sua autoridade.

EXEMPLO 2 :

Você já deve ter visto na televisão por exemplo promoções do tipo.

“Comprando essa televisão de 55 polgadas, de LED, 4K, por somente mais R$50,00 você leva uma televisão de 32 polegadas de brinde “

Você já parou para pensar quantas pessoas não escolheram aquele modelo de TV somente porque iriam compram uma segunda televisão por somente R$50,00 ??

E quanto a loja não lucrou usando essa promoção para atrair as pessoas para a loja dela???

O gatilho da exclusividade ele ativa no cliente a sensação de que ele está ganhando muito mais do que somente aquele produto que ele realmente queira comprar !! 

Dá a sensação de ser especial e que a compra foi vantajosa !!

gatilho mental da reciprocidade

Como o nome dele mesmo já diz, ele funciona basicamente quando o comprador sente no seu subconsciente um sentimento de retribuir para o vendedor uma atitude legal que ele ( o vendedor ) teve ou fez para o comprador.

E como você vendedor ativa esse gatilho nos clientes?

Comece prestando um bom atendimento, oferecendo conteúdo de valor para seus leads, oferecendo um conteúdo que mude algo na vida dos seus clientes !!

É tipo aquele citado: ” É dando que se recebe ” ?

Ofereça algo de valor e automaticamente as pessoas terão gratidão por você e desejarão retribuir a sua boa vontade de alguma forma.

EXEMPLO 1:

Quando você está vendendo um produto e antes de vender o produto, você prestar um bom atendimento, responder todas as dúvidas do seu cliente, for honesto com ele, tenha certeza que a pessoa além de ficar satisfeita com seu  atendimento, você tem grandes chances de que o cliente escolha comprar com você por ter ficado feliz com tudo que recebeu de você.

Eu já vendi muito assim, sendo atenciosa e honesta com as dúvidas dos meus clientes.

EXEMPLO 2:

Quando falamos sobre trabalhar como afiliado, oferecer conteúdo que agregue valor pra as pessoas, conteúdo que toque no coração do seu cliente, através desses conteúdos,  você consegue criar uma conexão com seu lead e ele também sentirá gratidão por você compartilhar tanto conteúdo de valor e sem cobrar nada por isso.

Esses 7 gatilhos, são muito poderosos e muito importantes para seu negócio !!

E todos nós um dia já fomos surpreendidos por pelo menos 2 gatilhos desses sem saber que os vendedores estavam usando técnicas de persuasão para nos convencer de que aquele produto era “importante” para nós clientes !!

Se você tem interesse em adquirir conhecimento sobre técnica de Copywriting , de como se comunicar com seus clientes de forma assertiva, eu recomendo que você conheça esse treinamento COPY SEM SEGREDOS.

copy sem segredos

Esse treinamento é para você que não está conseguindo encaixar uma boa comunicação com seus clientes, não está conseguindo transformar uma simples conversa com seu cliente em vendas !!!

Lembrando que esse treinamento não é só para quem trabalha como afiliado, é para todos que querem transmitir uma mensagem para as pessoas e fazer com que elas se interessem mais pelo seu produto, seja no instagram , no seu site, no seu e-commerce .

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